FGV aponta queda na inflação por redução nos gastos com transportes

FGV aponta queda na inflação por redução nos gastos com transportes

Índice de Preços ao Consumidor desacelera para 0,13% em julho, influenciado principalmente pela queda no preço da gasolina, segundo dados da FGV

A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou nesta quinta-feira, 17, que o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou desaceleração da inflação ao consumidor em julho, principalmente devido à queda nos preços dos transportes, com destaque para a redução no valor da gasolina.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10) apresentou alta de 0,13%, uma redução significativa em comparação aos 0,28% registrados anteriormente. Segundo o economista Matheus Dias, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), “o grupo de transportes exerceu influência decisiva na desaceleração do índice. O principal fator foi a queda no preço da gasolina, resultado do novo reajuste implementado pela Petrobras para as distribuidoras, impacto que se propagou diretamente aos preços praticados no varejo”.

A análise dos dados revelou que seis das oito classes de despesa apresentaram variações mais baixas em comparação ao mês anterior:

* Habitação: redução de 0,86% para 0,49%
* Saúde e Cuidados Pessoais: queda de 0,44% para 0,04%
* Alimentação: passou de 0,11% para -0,12%
* Vestuário: diminuiu de 0,51% para -0,15%
* Comunicação: recuou de -0,05% para -0,26%
* Transportes: reduziu de -0,08% para -0,12%

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS