Eduardo Bolsonaro enfrenta ação do PSOL por apoio a Trump

Eduardo Bolsonaro enfrenta ação do PSOL por apoio a Trump

Partido pede prisão do deputado após ele defender tarifas americanas contra o Brasil e solicitar anistia para envolvidos nos atos de 8 de janeiro

O PSOL protocolou uma ação na Procuradoria-Geral da República solicitando a prisão do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), após suas declarações apoiando as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil e pedindo anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

A ação acusa o parlamentar de crimes contra a soberania nacional, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e Golpe de Estado, após ele ter elogiado publicamente a decisão do ex-presidente Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre o Brasil.

* Eduardo Bolsonaro manifestou apoio à decisão de Trump de aplicar tarifas ao Brasil a partir de 1° de agosto, gerando forte reação política.

* O deputado está nos Estados Unidos desde fevereiro, trabalhando em manifestações de apoio ao ex-presidente e buscando sanções contra o ministro Alexandre de Moraes.

* Em carta assinada com Paulo Figueiredo, filho do ex-ditador João Figueiredo, Eduardo declarou: “A carta do presidente Donald J. Trump ao presidente brasileiro é clara, direta e inequívoca. E reflete aquilo que nós, há muito tempo, temos denunciado: o Brasil está se afastando, de forma deliberada, dos valores e compromissos que compartilha com o mundo livre”.

Paula Coradi, presidenta nacional do PSOL, afirmou: “É inaceitável que um parlamentar fuja do Brasil para conspirar contra o próprio país e articule medidas que prejudicam a economia nacional. Ao menos a hipocrisia dos autointitulados patriotas que batem continência para a bandeira dos Estados Unidos (EUA) ficou escancarada”.

O partido considera que as ações da família Bolsonaro nos EUA fazem parte de uma segunda etapa dos eventos de 8 de janeiro, buscando alianças externas para pressionar o Brasil economicamente após a falha na tentativa de depor o governo eleito.

Lideranças do Centrão alinhadas a Jair Bolsonaro avaliam que o posicionamento de Eduardo Bolsonaro em relação ao tarifaço prejudica suas aspirações presidenciais para 2026, especialmente após ele ter pedido que brasileiros agradecessem ao presidente americano pela medida que prejudica o país.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS