Comissão da ALMG aprova requerimento que pede a Zema retirada da UEMG de lista do Propag

Comissão da ALMG aprova requerimento que pede a Zema retirada da UEMG de lista do Propag

Comissão de Educação da ALMG aprova requerimento solicitando que governador Romeu Zema retire projeto de transferência da universidade para União

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta terça-feira (1º) um requerimento solicitando ao governador Romeu Zema (Novo) a retirada do projeto de lei 3.738, que propõe a transferência da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para a União.

A decisão foi tomada durante audiência pública no auditório José de Alencar, onde foi discutida a inclusão da UEMG entre os ativos oferecidos para abater a dívida de Minas com a União, estimada em R$ 165 bilhões.

Posicionamentos do Governo e da Universidade

* A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Caroline Dias, defendeu que a federalização não causaria prejuízos: “Quando falamos em federalizar, não retiramos nenhum patrimônio da UEMG, mas levamos a Universidade como um todo para um ambiente federal”.

* O governo pretende conceder 50 imóveis da universidade à União, distribuídos em Frutal (19), Passos (16) e Belo Horizonte (6).

* A reitora Lavínia Rodrigues contestou a proposta, defendendo a autonomia universitária: “No conselho são 52 pessoas. Representantes de discentes, técnicos administrativos, docentes e dirigentes de todas as nossas unidades. Não é possível que a Assembleia autorize o governador a vender algo sem a nossa aprovação”.

A presidente da Comissão de Educação, deputada Beatriz Cerqueira (PT), explicou que “o posicionamento da comissão se torna o posicionamento da Assembleia Legislativa, pedindo ao governador a retirada do PL sobre a UEMG, porque pelo regimento interno da ALMG, uma das possibilidades para pôr fim a esse projeto é que o próprio autor faça a retirada”.

Três dos quatro secretários convidados compareceram à audiência: Luiz Cláudio Fernandes (Fazenda), Igor de Alvarenga (Educação) e Silvia Caroline Dias (Planejamento e Gestão). O secretário de Governo, Marcelo Aro, não esteve presente.

O deputado Cássio Soares (PSD), líder do bloco Minas em Frente, base do governo Zema, manifestou-se contra o projeto. Para a deputada Lohanna França (PV), a posição contrária de parlamentares da base governista demonstra preocupação com o impacto da medida no acesso ao ensino superior em Minas Gerais.

O requerimento foi entregue simbolicamente à secretária de Estado de Planejamento e Gestão, demonstrando a forte oposição ao projeto de federalização da UEMG.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS