Brasil envia carta aos EUA manifestando “indignação” com tarifa de 50%

Brasil envia carta aos EUA manifestando “indignação” com tarifa de 50%

Em carta oficial, vice-presidente Geraldo Alckmin e ministro Mauro Vieira ressaltam os 200 anos de cooperação entre os países

O governo brasileiro, por meio do Itamaraty e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, formalizou sua posição contra as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos. O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Mauro Vieira assinaram uma carta direcionada às autoridades norte-americanas manifestando forte oposição à medida.

A carta, endereçada ao secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e ao representante de Comércio, Jamieson Greer, expressa veemente protesto contra o anúncio realizado em 9 de julho, que estabelece tarifas de importação de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

Pontos principais da manifestação brasileira:

* O documento destaca que a imposição tarifária terá “impacto muito negativo em setores importantes de ambas as economias”, comprometendo uma parceria histórica entre as nações.

“O governo brasileiro manifesta sua indignação com o anúncio, feito em 9 de julho, da imposição de tarifas de importação de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil para os Estados Unidos, a partir de 1° de agosto”, diz um trecho da carta.

* As autoridades brasileiras enfatizam que “nos dois séculos de relacionamento bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos, o comércio provou ser um dos alicerces mais importantes da cooperação e da prosperidade entre as duas maiores economias das Américas”.

* A carta ressalta o déficit comercial acumulado pelo Brasil com os Estados Unidos nos últimos 15 anos, que soma aproximadamente US$ 410 bilhões, segundo dados do próprio governo norte-americano.

* O documento menciona uma minuta confidencial enviada pelo Brasil em 16 de maio de 2025, apresentando áreas de negociação para uma possível solução bilateral.

O governo brasileiro, sob a liderança de Alckmin no MDIC, reafirma sua disposição para o diálogo e destaca que solicitou em diversas ocasiões que os EUA apontassem áreas específicas de preocupação. O documento reitera a boa fé do Brasil nas negociações, mesmo diante dos significativos déficits comerciais em bens e serviços.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS