ALMG aprova projetos que autorizam federalização da Codemig e Codemge

ALMG aprova projetos que autorizam federalização da Codemig e Codemge

Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprova projetos que autorizam federalização da Codemig e Codemge, parte do pacote de medidas do governo Zema

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou definitivamente nesta quarta-feira (2) os projetos que autorizam a federalização da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A medida faz parte do pacote proposto pelo governador Romeu Zema (Novo) para permitir a adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag).

O PL 3.734/25, referente à Codemig, foi aprovado com 59 votos favoráveis e nenhum contrário. A empresa é detentora dos direitos minerários do nióbio de Araxá, no Alto Paranaíba, que são explorados em parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Desde 2018, a Codemig opera como subsidiária da Codemge.

Em relação à Codemge, o projeto 3.735/25 recebeu 60 votos favoráveis e nenhuma oposição. Atualmente, o governo mineiro mantém 99,99% do capital da empresa, que assumiu as competências da Codemig e mantém a parceria com a CBMM para exploração do nióbio em Araxá.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS