A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou definitivamente nesta quarta-feira (2) os projetos que autorizam a federalização da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A medida faz parte do pacote proposto pelo governador Romeu Zema (Novo) para permitir a adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag).
O PL 3.734/25, referente à Codemig, foi aprovado com 59 votos favoráveis e nenhum contrário. A empresa é detentora dos direitos minerários do nióbio de Araxá, no Alto Paranaíba, que são explorados em parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Desde 2018, a Codemig opera como subsidiária da Codemge.
Em relação à Codemge, o projeto 3.735/25 recebeu 60 votos favoráveis e nenhuma oposição. Atualmente, o governo mineiro mantém 99,99% do capital da empresa, que assumiu as competências da Codemig e mantém a parceria com a CBMM para exploração do nióbio em Araxá.