Alexandre Padilha nega quebra de patentes de medicamentos dos EUA

Alexandre Padilha nega quebra de patentes de medicamentos dos EUA

Ministro da Saúde afirma que Brasil não estuda retaliação contra tarifas impostas por Trump e defende respeito à propriedade intelectual

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), rejeitou categoricamente nesta sexta-feira (11) especulações sobre uma possível quebra de patentes de medicamentos americanos como forma de retaliação às tarifas de 50% anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.

A quebra de patente, mecanismo legal que permite a suspensão temporária da exclusividade de uma empresa sobre a produção e comercialização de um produto patenteado, é tradicionalmente utilizada em situações de emergência em saúde pública. Quando aplicada, a medida possibilita que outros fabricantes produzam versões genéricas ou similares, potencialmente aumentando a oferta e reduzindo custos.

Em entrevista à Itatiaia durante visita a Minas Gerais, Alexandre Padilha foi enfático: “Eu, enquanto ministro da Saúde, não vou ter a mesma prática do Trump de fazer bravata. Não existe nenhum estudo do Ministério da Saúde sobre quebra de patentes. O Brasil é um país que respeita patentes e respeita a propriedade intelectual”.

O ministro ressaltou que o governo brasileiro não recorrerá a “chantagens” e mencionou a recém-implementada Lei da Reciprocidade Econômica como instrumento legal disponível para a administração federal adotar eventuais contramedidas às restrições impostas aos produtos brasileiros.

Alexandre Padilha também destacou que o governo pretende fortalecer a produção nacional de medicamentos como estratégia para reduzir a dependência externa. “A nossa linha não é fazer bravata, fazer ameaça, a nossa linha é seguir firme para que o Brasil seja cada vez menos dependente de qualquer país, o Brasil tenha cada vez mais diversidade nas cooperações, inclusive de produção”, afirmou o ministro.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS