Uma descoberta perturbadora na investigação preliminar do acidente do voo 171 da Air India, que resultou na morte de 260 pessoas em junho, revelou que os dois interruptores de controle de combustível do Boeing 787 Dreamliner foram movidos abruptamente para a posição de desligamento segundos após a decolagem.
A gravação de voz da cabine registrou um diálogo crucial entre os pilotos, onde um questiona o outro sobre o desligamento do fornecimento de combustível, recebendo como resposta a negação da ação. Este incidente ocorreu em Ahmedabad, no oeste da Índia, com a aeronave permanecendo no ar por menos de 40 segundos antes da queda.
Pontos principais da investigação:
* Os interruptores de combustível foram desligados e posteriormente reposicionados, iniciando o processo de reinicialização dos motores. No momento do acidente, um motor estava recuperando potência, enquanto o outro havia sido reativado mas ainda não estava em pleno funcionamento.
* O voo atingiu altitude de 190 metros em condições climáticas favoráveis antes de perder os dados de localização após 50 segundos, conforme registrado pelo Flightradar24.
* Os investigadores destacam que os interruptores de combustível possuem trava de alavanca para evitar acionamento acidental, necessitando serem puxados para cima antes de serem acionados – um recurso de segurança que existe desde 1950.
Peter Goelz, ex-diretor do NTSB, considera a descoberta “muito perturbadora” e sugere que há mais informações no gravador de voz do que o que foi compartilhado. Os investigadores ainda não identificaram as vozes dos pilotos, elemento crucial para determinar quem operou os interruptores.
Um ponto relevante do relatório menciona que em 2018 a FAA emitiu um boletim sobre alguns interruptores de controle de combustível do Boeing 737 instalados com o recurso de travamento desengatado. Embora o mesmo projeto seja usado no Boeing 787-8 da Air India, a companhia não realizou as inspeções recomendadas por se tratar de um boletim consultivo.
O relatório também confirmou que a turbina de ar Ram Air (RAT) foi acionada, indicando uma falha grave nos sistemas, e o trem de pouso foi encontrado em posição abaixada. Especialistas explicam que a ativação da RAT confirma a falha de ambos os motores.
A investigação continua sendo conduzida por autoridades indianas com participação de especialistas da Boeing, General Electric, Air India e representantes dos EUA e Reino Unido. Os investigadores enfatizam a necessidade de uma identificação clara das vozes e uma transcrição completa das comunicações da cabine para resolver este intrigante caso.