AGU reage contra sanções dos EUA a Moraes e promete defender soberania brasileira

AGU reage contra sanções dos EUA a Moraes e promete defender soberania brasileira

Jorge Messias, advogado-geral da União, classifica como “arbitrária e injustificável” a aplicação de sanções americanas contra o ministro do STF Alexandre de Moraes

O advogado-geral da União, Jorge Messias, manifestou-se fortemente contra a decisão do governo dos Estados Unidos de impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base na Lei Magnitsky. A manifestação ocorreu nesta quarta-feira (30 de julho), classificando a medida como um ataque à soberania nacional.

Em sua declaração oficial, Messias enfatizou que “A aplicação arbitrária e injustificável, pelos EUA, das sanções econômicas previstas na Lei Magnitsky contra membro da magistratura nacional, representa um grave e inaceitável ataque à soberania do nosso país”.

Esta é a segunda medida restritiva aplicada pelos Estados Unidos contra Alexandre de Moraes. A primeira ocorreu em 18 de julho, quando houve a revogação dos vistos do ministro, de seus familiares e aliados na Corte. Tal decisão foi tomada após Moraes iniciar investigações envolvendo o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que é suspeito de articular com o governo americano medidas retaliatórias contra o governo brasileiro e ministros do STF.

O advogado-geral da União concluiu sua manifestação afirmando que “todas as medidas adequadas, que são de responsabilidade do Estado brasileiro para salvaguardar sua soberania e instituições, especialmente em relação à autonomia de seu Poder Judiciário, serão adotadas de forma ponderada e consciente nos fóruns e momentos adequados”.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS