AGU solicita investigação de movimentações financeiras suspeitas relacionadas ao anúncio de Trump sobre tarifas nas exportações brasileiras. A instituição busca apurar possíveis vínculos entre operações atípicas no mercado cambial e o anúncio da taxação de 50% das exportações brasileiras para os Estados Unidos.
O pedido foi apresentado no âmbito do inquérito que investiga o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por sua suposta atuação junto ao governo norte-americano em medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.
* A AGU protocolou o pedido na noite de sábado (19), destacando que os fatos podem estar relacionados não apenas à obstrução da Justiça, mas também a possíveis ganhos financeiros ilícitos.
* Eduardo Bolsonaro, que está em licença parlamentar nos Estados Unidos desde março, alegando perseguição política, tem seu período de afastamento terminando hoje.
* Na sexta-feira (18), seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, foi alvo de operação da Polícia Federal, sendo obrigado a usar tornozeleira eletrônica e cumprir recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 6h.