Uma discussão entre o atacante Ademir, do Bahia, e o zagueiro Lyanco, do Atlético, durante partida do Campeonato Brasileiro, gerou polêmica nas redes sociais após menção ao tema depressão. O incidente ocorreu durante a derrota do Atlético por 2 a 1, no sábado, na Arena Fonte Nova.
O caso ganhou maior visibilidade no domingo, quando um especialista em leitura labial, Velloso, divulgou um vídeo analisando o diálogo entre os jogadores. De acordo com a interpretação, Ademir teria feito referência à depressão durante a discussão com Lyanco, que já havia relatado publicamente suas dificuldades com saúde mental.
Durante o confronto, as câmeras captaram o seguinte diálogo:
* Ademir para Lyanco: “Você é um apelão do c*, irmão. Aí depois fica falando negócio de depressão. Abaixa a bola, irmão”
* Lyanco respondeu: “Você está falando que é depressão e ansiedade então? Não mistura as paradas”
Após a repercussão negativa do episódio, Ademir utilizou suas redes sociais para se manifestar. O atacante afirmou que não teve a intenção de usar uma doença para atingir alguém ou desmerecer sua importância, destacando que possui casos de depressão em sua própria família e compreende a seriedade do assunto.
O jogador do Bahia explicou que sua reação ocorreu após se sentir ofendido, mas reconheceu que poderia não ter mencionado o tema. “Apesar de tudo o que aconteceu em campo, poderia não ter mencionado isso, então quero me desculpar de uma forma geral com todos que, de alguma forma, se sentiram ofendidos”, declarou Ademir.
Vale ressaltar que Lyanco havia compartilhado publicamente, em setembro de 2024, sua luta contra a ansiedade, sendo inclusive um dos motivos de seu retorno ao Brasil. “Tem bastante tempo que tenho passado por isso. É um assunto muito sério e que as pessoas não entendem muito. O que sinto não é só na cabeça. Também sinto sintomas no corpo, achando que vou cair a qualquer momento, morrer…”, revelou o zagueiro na ocasião.