Um queijo artesanal de Alagoa, Sul de Minas Gerais, conquistou a medalha Super Ouro na 5ª edição da ExpoQueijo, um dos maiores concursos de queijos do mundo. O queijo “Pedra do Segredo” superou competidores internacionais, marcando a primeira vitória brasileira após quatro edições dominadas por italianos e argentinos.
O produtor Jayme Porfírio Mendes, responsável pela iguaria vencedora, produz diariamente seis queijos utilizando cerca de 300 litros de leite. O queijo premiado é feito com massa semi-cozida, leite cru e passa por 180 dias de maturação.
“Eu realmente não esperava. Sou um pequeno produtor familiar em uma cidadezinha de 2 mil habitantes. Jamais poderia imaginar que meu queijo superaria italianos e argentinos”, declarou Jayme Porfírio, que não pôde comparecer ao evento por questões de saúde.
* A ExpoQueijo 2025 contou com 127 produtores competindo em 43 categorias diferentes
* Produtores mineiros se destacaram com 69 medalhas no total:
– 24 medalhas de ouro
– 21 medalhas de prata
– 24 medalhas de bronze
Entre os destaques do concurso, está também o casal Reginaldo de Assis Castro e Liliana Patrícia, da queijaria Três Irmãos, em Tapira. Eles conquistaram mais uma medalha com seu Minas Artesanal de Casca Florida, conhecido por ser leve, suave e cremoso.
A história de sucesso de Liliane começou de forma modesta, aproveitando o leite de uma única vaca. Hoje, sua produção alcança cerca de 70 queijos diários.
“Todos os queijos que estiveram aqui são de produtores totalmente dedicados à arte de fazer queijo artesanal. Independente do troféu, eles saem vencedores”, ressaltou Maricell Hussein, organizadora da ExpoQueijo.