Oposição de Zema obstrui votação do projeto que tira obrigação de referendo para privatizar Cemig e Copasa

Oposição de Zema obstrui votação do projeto que tira obrigação de referendo para privatizar Cemig e Copasa

Reunião da Comissão de Constituição e Justiça da ALMG ocorreu nesta sexta

A oposição ao governo Zema na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) realizou manobras para obstruir a votação da PEC que visa eliminar a necessidade de referendo popular para privatização de estatais mineiras, durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta sexta-feira (13).

A proposta, apresentada pelo governador Romeu Zema (Novo), busca facilitar o processo de privatização de empresas estatais como Cemig e Copasa, removendo a exigência do quórum qualificado de três quintos dos deputados e a necessidade de aprovação popular para desestatização.

* Durante a reunião extraordinária da CCJ, deputados da oposição utilizaram diversos recursos e requerimentos para impedir a votação do texto governamental.

* O parecer do deputado Thiago Cota (PDT) foi apresentado, mas o processo foi interrompido quando o deputado Lucas Lasmar solicitou vistas do documento, garantindo prazo de 24 horas para análise.

O governo Zema pretende utilizar as possíveis federalizações para abater cerca de 20% da dívida com a União, buscando benefícios máximos do Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag). A tramitação precisa ser concluída até 30 de outubro na Assembleia Legislativa.

A PEC, que estava paralisada desde fevereiro, teve sua tramitação retomada no início do mês pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB). Os projetos de desestatização da Cemig e Copasa, apresentados no ano passado, ainda não começaram a tramitar.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS