Nova onda de frio atinge boa parte do Brasil

Nova onda de frio atinge boa parte do Brasil

Regiões Sul e Centro-Oeste enfrentarão temperaturas até 5ºC abaixo da média

Uma nova onda de frio continental chegará ao Brasil a partir desta segunda-feira (30/6), mas Minas Gerais será pouco afetada pelo fenômeno. Apenas quatro municípios da Região Sul do estado – Carneirinho, Iturama, Limeira do Oeste e Santa Vitória – estão sob alerta de declínio de temperatura, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Esta quarta onda de frio do ano, segunda do inverno, deve permanecer até sexta-feira (4/7), com temperaturas até 5ºC abaixo da média em algumas regiões do país. No entanto, diferentemente das ondas anteriores, esta não terá a mesma abrangência e intensidade no Sudeste brasileiro.

As regiões mais impactadas serão:

* Região Sul: Todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além das áreas a oeste, sul e leste do Paraná, com possibilidade de temperaturas negativas em áreas de planalto e serra
* Centro-Oeste: Maior parte de Mato Grosso do Sul, centro-sul e oeste de Mato Grosso
* Norte: Sul de Rondônia, fronteira com a Bolívia e extremo leste do Acre
* Sudeste: Apenas o extremo sul de São Paulo será significativamente afetado

Situação em Minas Gerais

Embora o estado não seja atingido pela onda de frio, Minas Gerais enfrenta outro desafio climático: 358 municípios (41,9% das cidades) estão sob alerta de baixa umidade. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, representando baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

O Inmet orienta que a população beba bastante líquido e evite desgaste físico e exposição ao sol nos horários mais secos e quentes do dia. A tendência para o estado é de aquecimento nos próximos dias, mantendo apenas temperaturas amenas durante as noites e primeiras horas da manhã.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS