Uma nova onda de frio continental chegará ao Brasil a partir desta segunda-feira (30/6), mas Minas Gerais será pouco afetada pelo fenômeno. Apenas quatro municípios da Região Sul do estado – Carneirinho, Iturama, Limeira do Oeste e Santa Vitória – estão sob alerta de declínio de temperatura, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Esta quarta onda de frio do ano, segunda do inverno, deve permanecer até sexta-feira (4/7), com temperaturas até 5ºC abaixo da média em algumas regiões do país. No entanto, diferentemente das ondas anteriores, esta não terá a mesma abrangência e intensidade no Sudeste brasileiro.
As regiões mais impactadas serão:
* Região Sul: Todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além das áreas a oeste, sul e leste do Paraná, com possibilidade de temperaturas negativas em áreas de planalto e serra
* Centro-Oeste: Maior parte de Mato Grosso do Sul, centro-sul e oeste de Mato Grosso
* Norte: Sul de Rondônia, fronteira com a Bolívia e extremo leste do Acre
* Sudeste: Apenas o extremo sul de São Paulo será significativamente afetado
Embora o estado não seja atingido pela onda de frio, Minas Gerais enfrenta outro desafio climático: 358 municípios (41,9% das cidades) estão sob alerta de baixa umidade. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, representando baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
O Inmet orienta que a população beba bastante líquido e evite desgaste físico e exposição ao sol nos horários mais secos e quentes do dia. A tendência para o estado é de aquecimento nos próximos dias, mantendo apenas temperaturas amenas durante as noites e primeiras horas da manhã.