O estádio Mineirão, em Belo Horizonte, foi palco nesta quinta-feira (19 de junho), de Corpus Christi, da 16ª edição do Torcida de Deus, considerado o maior evento católico de Minas Gerais. O encontro, que reúne paróquias de Belo Horizonte, retorna após dez anos de hiato com expectativa de público de 60 mil fiéis.
O evento, que teve início na década de 1970, já chegou a reunir mais de 100 mil pessoas no Mineirão em suas primeiras edições. Atualmente, devido a restrições de segurança, o público precisou ser reduzido, mantendo-se ainda expressivo.
A última edição do Torcida de Deus aconteceu em 2015, com planejamento inicial de ocorrer a cada três anos. No entanto, uma série de contratempos impediu sua realização: em 2018, foi cancelado devido à Greve dos Caminhoneiros, e em 2021, pela pandemia da COVID-19. A edição prevista para 2024 foi antecipada para 2025 para coincidir com o Jubileu, data significativa para a comunidade católica.
Cintia Cordeiro, moradora de Contagem, na Grande BH, compareceu ao evento com toda sua família. Em seu depoimento, ela ressalta: “A maior força do católico é fazer essa conexão com corpo e sangue de Cristo. Hoje vamos celebrar essa santidade. A coisa mais importante que ele deixou pra gente, que é a eucaristia”.
* 12h: Início com abertura dos portões e apresentação da Orquestra Jovem de Brumadinho
* 13h: Oração do Angelus seguida de boas-vindas por Dom Nivaldo e catequese sobre Esperança com Dom Edmar José
* 14h30: Momento dedicado à Catequese Mariana com participação de Dra. Filó e Allyson Castro
* 15h20: Homenagem especial à Nossa Senhora com apresentação da Comunidade dos Arturos
* 17h: Catequese sobre Igreja Sinodal e compromisso com a Sinodalidade
* 17h30: Ponto alto do evento com Celebração Eucarística e procissão com o Santíssimo
* 19h30: Encerramento das atividades
O evento conta ainda com apresentações culturais de Thiago Arancam e Marcus Viana, além de momentos de reflexão sobre temas importantes para a Igreja Católica, como a Laudato Si”, ministrada por Dom Júlio César.