Metrô BH altera intervalo entre viagens na capital

Metrô BH altera intervalo entre viagens na capital

Sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte passará por obras de modernização, afetando o tempo de espera dos passageiros

O Metrô BH anunciou alterações significativas nos intervalos entre viagens do sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte para a próxima semana, em decorrência das obras de modernização na Linha 1.

As mudanças nos intervalos entre os trens, que começaram em 31 de maio, já causaram transtornos aos usuários. Na segunda-feira (2), passageiros enfrentaram estações lotadas e atrasos significativos, com relatos de trajetos que normalmente levam 25 minutos se estendendo para 1h10.

Novos intervalos e horários normais:

* Em dias comuns, o intervalo padrão é de 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários
* Aos sábados, o tempo é de 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após este horário
* Aos domingos e feriados, mantém-se o intervalo de 15 minutos durante todo o dia
* Durante as obras, o intervalo será de 11 minutos nos horários de pico e 25 minutos no restante do dia

A concessionária reconheceu problemas e emitiu nota: “Pedimos desculpas pelo transtorno e a Manutenção do Metrô BH já está atuando para mitigar estas retenções. Neste momento, atuamos com 25 minutos de intervalo entre as viagens, como programado”.

Plano de modernização:

* A revitalização completa da Linha 1, que inclui 19 estações ao longo de 28,1 quilômetros, tem previsão de conclusão para 2026
* A primeira etapa contempla dez estações: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho
* O segundo lote incluirá as estações Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar

Paralelamente, a construção da Linha 2 já foi iniciada, com intervenções nas estações Amazonas e Nova Suíça. O novo traçado terá 10,5 quilômetros e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro, com previsão de operação comercial para 2028.

A nova fase das obras visa modernizar todo o sistema de sinalização e segurança dos trens, sendo importante ressaltar que não haverá necessidade de baldeação durante a realização das atividades.

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