O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou uma nova estratégia de comunicação voltada ao público nordestino, após registrar queda em sua popularidade em uma das suas principais bases eleitorais. A iniciativa inclui uma peça publicitária que utiliza uma paródia da música “Isso Aqui Tá Bom Demais”, de Dominguinhos e Nando Cordel, adaptada para exaltar a região.
A campanha, divulgada nas redes sociais do governo federal, apresenta um tom lúdico e celebra a cultura nordestina enquanto destaca as realizações governamentais na região. Com versos adaptados como “O Nordeste é muito bom. O Nordeste é bom demais”, a propaganda enumera diversas ações implementadas:
* A conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco, refletida no verso “Olha o velho Chico, olha a água que chegou”
* Construções de escolas e unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, mencionadas na letra com “Tem obra para todo lado, escola chia e mais do tu”
* Iniciativas voltadas à agricultura, destacadas no trecho “Agricultura é sustento, é alimento, é solução”
A estratégia de comunicação surge em um momento crítico para o governo Lula. Segundo dados da pesquisa Quaest, o presidente enfrenta 44% de desaprovação no Nordeste, região historicamente favorável ao PT e fundamental nas três vitórias eleitorais de Lula à presidência.