Belo Horizonte e Contagem firmaram um importante Termo de Cooperação Técnica, Operacional e Financeira nesta sexta-feira (27 de junho) para a construção de uma nova alça viária. A obra conectará as avenidas Babita Camargos e Juscelino Kubitschek (Via Expressa Leste-Oeste), no sentido Betim, marcando um avanço significativo no Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
A intervenção, localizada na divisa entre os bairros Água Branca (Contagem) e Camargos (Belo Horizonte), visa otimizar o fluxo viário na região. De acordo com técnicos da Prefeitura de Contagem, a nova estrutura permitirá conversão à direita da avenida Babita Camargos para a Via Expressa, eliminando a atual necessidade de conversão à esquerda em um cruzamento semaforizado.
* A obra facilitará o acesso à Arena MRV e melhorará a fluidez do trânsito em direção a Belo Horizonte
* Proporcionará melhor acesso à Estação do Metrô Eldorado
* Viabilizará a operação plena da faixa exclusiva de ônibus do Corredor de Transporte Ressaca
A prefeita de Contagem, Marília Campos, destacou: “A alça que nós vamos fazer uma parte dela está no município de Contagem e a outra parte dela está no município de Belo Horizonte. Então, nós estamos aqui hoje assinando um convênio para que a gente pegue um pouco do recurso de BH, somado aos recursos de Contagem, para fazer uma alça para viabilizar uma integração maior do nosso sistema integrado de mobilidade”.
* Quatro terminais principais: Ressaca e Petrolândia (já finalizados), Sede e Vargem das Flores (em construção)
* Terminal Sede será o maior do sistema, com previsão de mais de 15 mil passageiros por dia
* Investimentos totais estimados em R$ 1 bilhão
* Operação prevista de 208 ônibus nas linhas municipais
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, enfatizou a importância da cooperação metropolitana: “Já passou da hora da gente pensar a mobilidade urbana na Região Metropolitana. Não adianta eu, prefeito de Belo Horizonte, resolver os problemas da cidade de Belo Horizonte, sem conversar com Contagem e com os municípios da Grande BH”.
O Terminal Sede, principal ponto de integração do SIM, está estrategicamente posicionado na junção dos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste. Sua estrutura incluirá terminais de embarque municipal e metropolitano, área para circulação de ônibus e espaços de convivência.
A estudante Maria Luiza Ferreira, de 20 anos, expressou suas expectativas: “Eu acho que é importante (a obra), mas eu não sei se vai dar muito certo. Os ônibus tem muito o que melhorar. Eu pego sempre o horário de pico e é sempre uma luta”.
A previsão é que o Terminal Sede seja entregue no final deste ano, enquanto o Terminal Vargem das Flores deve ser concluído em meados de 2026. Quando totalmente operacional, o sistema deve atender mais de 56 mil pessoas diariamente nos horários de pico.