A parceria de 26 anos entre a Caoa e a Hyundai chegou ao fim no que diz respeito à produção conjunta de veículos. A mudança ocorre pouco mais de um ano após o anúncio de uma possível renovação nos termos da aliança, que previa uma sinergia inédita entre as empresas em fevereiro de 2024, incluindo novos investimentos na fábrica de Anápolis (GO).
A informação do término da parceria foi inicialmente divulgada pela Autoesporte e posteriormente confirmada pelo Jornal do Carro. Ambas as empresas, quando consultadas, optaram por não confirmar oficialmente o fim da colaboração. A Hyundai alegou políticas globais de governança corporativa e confidencialidade, enquanto a Caoa citou política de sigilo judicial.
Principais pontos da dissolução da parceria:
* A produção do SUV Tucson e do caminhão leve HR foi encerrada em abril de 2024, coincidindo com o início das férias coletivas dos funcionários da fábrica de Anápolis
* Após 40 dias de paralisação, a fábrica retomou suas atividades, mas apenas com a produção dos modelos Caoa Chery (SUVs Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8)
* O acordo de distribuição de veículos nacionais e importados da Hyundai pela rede de concessionárias da Caoa permanece vigente
A relação entre as empresas enfrentou diversos obstáculos ao longo dos anos:
* Em 2018, iniciou-se uma disputa judicial quando a Hyundai tentou assumir todas as operações no Brasil, incluindo a importação de veículos
* O caso foi julgado por um tribunal de arbitragem na Alemanha em 2021, com decisão favorável à Caoa
* Mesmo após a renovação do contrato de representação, persistiu um impasse: a Hyundai não liberava a produção de novos modelos no Brasil, enquanto a Caoa impedia a importação de veículos de sucesso em outros mercados, como Kona, Ioniq 5N e Palisade
Em 2023, houve uma tentativa de reestruturação da parceria, com a Hyundai assumindo a importação e distribuição de seus veículos no país, enquanto a Caoa produziria novos modelos de maior valor agregado em Goiás. Na ocasião, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente da Caoa, anunciou a unificação da rede de concessionárias, e Airton Cousseau, CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul, destacou os benefícios previstos para empresas e consumidores brasileiros.
O encerramento desta parceria histórica marca o fim de uma era na indústria automobilística brasileira, embora mantenha-se o vínculo comercial através da rede de distribuição.