Caoa encerra parceria histórica com Hyundai

Caoa encerra parceria histórica com Hyundai

Após 26 anos de colaboração, empresas encerram produção conjunta na fábrica de Anápolis, mantendo apenas acordo de distribuição de veículos

A parceria de 26 anos entre a Caoa e a Hyundai chegou ao fim no que diz respeito à produção conjunta de veículos. A mudança ocorre pouco mais de um ano após o anúncio de uma possível renovação nos termos da aliança, que previa uma sinergia inédita entre as empresas em fevereiro de 2024, incluindo novos investimentos na fábrica de Anápolis (GO).

A informação do término da parceria foi inicialmente divulgada pela Autoesporte e posteriormente confirmada pelo Jornal do Carro. Ambas as empresas, quando consultadas, optaram por não confirmar oficialmente o fim da colaboração. A Hyundai alegou políticas globais de governança corporativa e confidencialidade, enquanto a Caoa citou política de sigilo judicial.

Principais pontos da dissolução da parceria:

* A produção do SUV Tucson e do caminhão leve HR foi encerrada em abril de 2024, coincidindo com o início das férias coletivas dos funcionários da fábrica de Anápolis

* Após 40 dias de paralisação, a fábrica retomou suas atividades, mas apenas com a produção dos modelos Caoa Chery (SUVs Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8)

* O acordo de distribuição de veículos nacionais e importados da Hyundai pela rede de concessionárias da Caoa permanece vigente

A relação entre as empresas enfrentou diversos obstáculos ao longo dos anos:

* Em 2018, iniciou-se uma disputa judicial quando a Hyundai tentou assumir todas as operações no Brasil, incluindo a importação de veículos

* O caso foi julgado por um tribunal de arbitragem na Alemanha em 2021, com decisão favorável à Caoa

* Mesmo após a renovação do contrato de representação, persistiu um impasse: a Hyundai não liberava a produção de novos modelos no Brasil, enquanto a Caoa impedia a importação de veículos de sucesso em outros mercados, como Kona, Ioniq 5N e Palisade

Em 2023, houve uma tentativa de reestruturação da parceria, com a Hyundai assumindo a importação e distribuição de seus veículos no país, enquanto a Caoa produziria novos modelos de maior valor agregado em Goiás. Na ocasião, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente da Caoa, anunciou a unificação da rede de concessionárias, e Airton Cousseau, CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul, destacou os benefícios previstos para empresas e consumidores brasileiros.

O encerramento desta parceria histórica marca o fim de uma era na indústria automobilística brasileira, embora mantenha-se o vínculo comercial através da rede de distribuição.

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