Uma aeronave da Air India protagonizou um grave acidente nesta quinta-feira (12) no Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, região oeste da Índia. O voo AI171, que fazia a rota Ahmedabad-Londres Gatwick, transportava 230 passageiros e 12 tripulantes quando caiu apenas cinco minutos após a decolagem. A polícia afirmou que não há sobreviventes.
Entre os passageiros estava o ex-ministro-chefe de Gujarat, Vijay Rupani, conforme informado pelo jornal India Today. O acidente ocorreu às 13h43, após a aeronave ter decolado às 13h38, segundo informações do diretor-geral da Aviação Civil, Faiz Ahmed Kidwai.
Cronologia do acidente:
* A aeronave decolou às 13h39 (0809 GMT) da pista 23 do aeroporto de Ahmedabad
* Aproximadamente 8 minutos após a decolagem, o Boeing 787-8 emitiu um alerta de emergência (“Mayday”)
* O último sinal da aeronave foi registrado pelo Flightradar24 a 625 pés (190 m) de altitude
* O avião caiu em uma área residencial, atingindo um alojamento para médicos
Entre as vítimas estavam:
* 169 passageiros indianos
* 53 britânicos
* 7 portugueses
* 1 canadense
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, manifestou-se sobre a tragédia: “As cenas que surgem de um avião com destino a Londres transportando muitos cidadãos britânicos caindo na cidade indiana de Ahmedabad são devastadoras”.
O comissário de polícia de Ahmedabad, GS Malik, informou que o modelo exato da aeronave ainda não foi determinado. A Air India emitiu um comunicado confirmando o acidente com o voo AI171 e informou que “apura os detalhes e divulgará novas informações assim que possível”.
Até o momento, as autoridades não divulgaram um balanço oficial sobre o número de vítimas. Fontes da aviação citadas pela Reuters indicaram que o destino final da aeronave seria Birmingham, com escala prevista em Londres Gatwick.