O Departamento de Atenção Básica (DAP) da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária registrou 3.907 visitas domiciliares realizadas no mês de abril. O programa atende pacientes acamados ou com necessidades específicas que impossibilitam seu deslocamento até as Unidades Básicas de Saúde.
O serviço está disponível em todas as unidades do município, com destaque para as 14 UBSs que contam com equipes de Estratégia Saúde da Família, que trabalham de forma integrada para promover, proteger e recuperar a saúde da população em regiões específicas.
Um exemplo do impacto positivo deste atendimento é o caso da agricultora Simone Aparecida Uzendovski, de 46 anos, que cuida de sua sogra Leocadia Ciulik, de 81 anos. “Vem um médico ou enfermeiro, depende do que ela precisa. Quando ela estava precisando tomar soro ou fazer reposição de nutrientes na veia, por anemia, vinha o enfermeiro toda semana aplicar. Se precisa renovar as receitas, vem o médico. Facilita muito, porque a unidade fica a 8 km da casa, é longe”, relata Simone.
O médico Jairo Andre Meyer Soares, da unidade do Tietê e de apoio à região do Onças, destaca: “Durante as visitas, podem ser realizados procedimentos simples como aferição de sinais vitais, curativos, administração de vacinas (quando indicado pela equipe), avaliação clínica, atualização de dados e orientações sobre continuidade do tratamento. De modo geral, as famílias compreendem e acolhem com respeito a atuação da equipe de Saúde da Família. A presença da equipe no domicílio, quando indicada, fortalece o vínculo e contribui para a continuidade do cuidado”.
As visitas domiciliares proporcionam diversos benefícios:
* Avaliação mais precisa do ambiente familiar, condições de moradia e contexto social do paciente
* Identificação de fatores que podem afetar a saúde, como saneamento e alimentação
* Fortalecimento da relação de confiança entre profissionais e pacientes
* Maior adesão ao tratamento e orientação sobre hábitos saudáveis
* Otimização dos recursos do sistema de saúde
* Prevenção de hospitalizações desnecessárias
É importante ressaltar que a realização das visitas está condicionada à avaliação técnica da equipe e ao cumprimento de critérios estabelecidos pelas normas do SUS. Para casos de urgência e emergência em domicílio, a orientação é acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), responsável pelos atendimentos pré-hospitalares.