Cardeais em Roma interrompem reuniões pré-conclave no Vaticano durante feriado do Dia do Trabalhador. As congregações gerais, que são fundamentais para a escolha do novo papa, serão retomadas na sexta-feira.
Durante o feriado de 1º de maio, os cardeais mantiveram apenas o compromisso com as missas do “novendiali”, período de nove dias de luto pelo falecimento do papa. A celebração foi conduzida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Sé, na Basílica de São Pedro às 17 horas.
Até o momento, 124 cardeais eleitores já chegaram a Roma, de um total de 133 que participarão do conclave marcado para 7 de maio. Dois cardeais não poderão comparecer por motivos de saúde: o espanhol Antonio Canizares Llovera e o queniano John Njue. O cardeal bósnio Vinko Puljic, também enfermo, participará do processo de forma adaptada, registrando seu voto na Casa Santa Marta, em vez da Capela Sistina.
As congregações gerais, que já somam sete encontros realizados no auditório do Vaticano, serão retomadas em 2 de maio e continuarão inclusive durante o fim de semana, até o dia 6 de maio, véspera do início do conclave.