Trump se dispõe a mediar negociações entre Ucrânia e Rússia

Trump se dispõe a mediar negociações entre Ucrânia e Rússia

Ex-presidente americano se dispõe a viajar à Turquia para participar de possíveis negociações entre Putin e Zelensky sobre o conflito na Ucrânia

O ex-presidente americano Donald Trump expressou sua disposição em viajar à Turquia para participar de negociações sobre o conflito na Ucrânia, condicionando sua presença à participação do presidente russo Vladimir Putin em um encontro com o presidente ucraniano Volodimir Zelensky. A declaração foi feita durante um voo entre Arábia Saudita e Catar, como parte de sua viagem pelo Golfo.

“Não sei se ele (Putin) iria se eu não estivesse lá”, afirmou Trump a repórteres a bordo do Air Force One. “Sei que ele gostaria que eu estivesse lá e é uma possibilidade. Se pudéssemos acabar com a guerra, eu consideraria”, complementou o ex-presidente americano.

Durante o voo, Trump confirmou sua agenda nos Emirados Árabes Unidos para quinta-feira, última etapa de sua viagem ao Golfo. Quando questionado sobre uma possível ida à Turquia, respondeu: “Isso não significa que eu não faria isso para salvar muitas vidas”.

O secretário de Estado Marco Rubio já tem viagem programada para Istambul na sexta-feira, fato que Trump comentou positivamente: “Marco vai e Marco tem sido muito eficaz”.

A possibilidade deste encontro surge após Zelensky solicitar a participação de Putin em negociações diretas na Turquia, advertindo que sua ausência seria interpretada como falta de interesse em alcançar a paz. Se concretizado, este seria o primeiro encontro direto entre Rússia e Ucrânia desde 2022, quando a guerra teve início.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS