Trump anuncia fim das sanções à Síria

Trump anuncia fim das sanções à Síria

Presidente dos EUA anuncia fim das sanções à Síria durante reunião histórica com Ahmed al-Sharaa em Riad, primeiro encontro entre líderes em 25 anos

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, se encontrou com o presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa (al-Jolani), em Riad, na Arábia Saudita. O encontro, que marca a primeira reunião entre líderes dos dois países em 25 anos, aconteceu após Trump anunciar o fim das sanções econômicas impostas ao país do Oriente Médio.

Durante encontro com investidores sauditas, Trump declarou: “Depois de discutir a situação na Síria com o príncipe herdeiro [da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman], e também com o presidente Erdogan, da Turquia, que me ligou outro dia e pediu algo muito semelhante, entre outros amigos meus, pessoas por quem tenho muito respeito no Oriente Médio, ordenarei o fim das sanções contra a Síria para dar a eles uma chance”.

Pontos principais do encontro histórico:

* A reunião contou com a participação do príncipe da Arábia Saudita e, via telefone, do presidente da Turquia

* Trump reafirmou sua decisão de suspender as Medidas Coercitivas Unilaterais (MCU) contra a Síria, conforme informado pelo Ministério das Relações Exteriores sírio

* As discussões abordaram possíveis parcerias sírio-americanas no combate ao terrorismo e eliminação da influência de grupos armados, incluindo o Estado Islâmico

* O presidente americano destacou que “as sanções foram brutais e paralisantes, e serviram como uma função realmente importante na época. Mas agora é a hora deles brilharem”

As sanções, que foram aplicadas durante o governo de Bashad al-Assad em uma guerra que durou quase 14 anos, contribuíram significativamente para a atual crise econômica do país. Segundo dados da ONU, aproximadamente 90% da população síria vive abaixo da linha da pobreza.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS