STF tem maioria para manter ação contra Ramagem

STF tem maioria para manter ação contra Ramagem

Primeira Turma do Supremo forma maioria para restringir decisão da Câmara que suspendeu processo contra deputado e outros réus, incluindo Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu maioria nesta sexta-feira para modificar a decisão da Câmara dos Deputados que suspendeu a ação penal envolvendo o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros seis aliados.

Os ministros definiram que a suspensão deve se limitar apenas a Ramagem e somente aos crimes supostamente cometidos após sua diplomação como deputado, ocorrida em dezembro de 2022. Com esta decisão, o processo continuará normalmente para os demais réus.

Votação e Fundamentação

* O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, fundamentou seu voto nos critérios constitucionais para suspensão de ações penais contra parlamentares. Segundo ele, “os requisitos do caráter personalíssimo e temporal, previstos no texto constitucional, são claros e expressos”.

* Os ministros Cristiano Zanin e Luiz Fux acompanharam o voto do relator, formando maioria. Zanin ressaltou que a suspensão integral da ação “culminaria em produzir efeitos não desejáveis em relação a corréus custodiados”.

* O julgamento teve início em sessão extraordinária do plenário virtual e está programado para conclusão na próxima terça-feira.

Implicações da Decisão

A decisão do STF estabelece que a ação contra Ramagem será suspensa apenas em relação aos crimes supostamente praticados durante os eventos de 8 de janeiro, que incluem deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra patrimônio da União.

Os demais crimes imputados a Ramagem e aos outros réus – tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e envolvimento em organização criminosa armada – continuarão sendo processados normalmente.

A decisão vem após a Câmara ter determinado a suspensão da ação penal na quarta-feira. O ministro Cristiano Zanin já havia previamente informado ao presidente da Câmara, Hugo Motta, sobre a impossibilidade de trancar integralmente a ação penal contra Ramagem.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS