O comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, revelou nesta sexta-feira suas recentes interações com autoridades comerciais dos Estados Unidos, em meio a tensões crescentes nas relações comerciais entre UE e EUA.
Sefcovic confirmou ter realizado conversas com o representante comercial dos Estados Unidos (USTR), Jamieson Greer, e com o secretário de Comércio norte-americano, Howard Lutnick, em um encontro previamente agendado para esta sexta-feira.
Em sua manifestação através da rede social X, Sefcovic enfatizou que “a União Europeia está totalmente engajada e comprometida em garantir um acordo que funcione para ambos”. O comissário reforçou ainda que “a Comissão Europeia braço executivo da UE continua pronta para trabalhar com boa-fé”.
A declaração de Sefcovic ganhou ainda mais relevância após o posicionamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que manifestou sua atual indisposição em estabelecer um acordo comercial com a UE, mencionando que “as tarifas já estão colocadas em 50%”.
Em resposta a esta situação, Sefcovic foi enfático ao afirmar que “o comércio entre UE e EUA é incomparável e deve ser guiado pelo respeito mútuo, não por ameaças”, acrescentando que a UE está “pronta para defender nossos interesses”.