Ricardo Pereira: ‘4 passos simples (mas cruciais) para você fortalecer todas as suas senhas’

Ricardo Pereira: ‘4 passos simples (mas cruciais) para você fortalecer todas as suas senhas’

Quando falamos de ação efetiva, a realidade nos mostra que estamos longe do mínimo necessário para que os acessos no mundo digital sejam constantemente fortalecidos

Estimado leitor, seja muito bem-vindo(a) a esta coluna! É um imenso prazer e uma honra estar novamente aqui com você, e fazer parte de alguns minutos do seu dia.

Hoje quero tratar de um assunto que, certamente, você já ouviu falar dezenas (ou até centenas) de vezes: senhas.

Parece um assunto batido, cansado de ser falado, mas a verdade é que segue sendo muito importante quando falamos do avanço no uso de tecnologias digitais, e acaba sendo o motivo de muitas pessoas perderem acessos ou serem hackeadas.

Muitas pessoas ainda usam senhas fracas como “12345”, “nome@ano”, “data/mês/ano”, entre outras.

O problema é que isso facilita o acesso de hackers maliciosos (ou crackers, tecnicamente melhor dizendo) que podem, por exemplo, invadir um computador ou uma conta para sequestrar dados confidenciais, acessar redes sociais, usar como rede de bot (botnet), minerar bitcoins, entre outras possibilidades.

Em geral, o nível de postura das pessoas em segurança digital ainda é muito fraco. Ouvimos, lemos, assistimos e ficamos cientes sobre casos de ataques hackers e perdas de acessos a contas digitais importantes. Contudo, quando falamos de ação efetiva, a realidade nos mostra que estamos longe do mínimo necessário para que os acessos no mundo digital sejam constantemente fortalecidos.

Para você entender um pouco melhor essa realidade, veja só esse fato:

Você sabia que 87 milhões de senhas podem ser descobertas em menos de um minuto?

Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa global de cibersegurança, apenas 23% das senhas ativas exigem mais de um ano para serem decifradas. Isso mostra a urgência de reforçarmos nossas práticas de segurança.

Principais dados da pesquisa:

– 45% das senhas podem ser decifradas em menos de um minuto.

– 23% das senhas são consideradas resistentes, demorando mais de um ano para serem decifradas.

– Muitas senhas contêm palavras comuns, o que reduz significativamente sua força.

Os resultados do uso de senhas fracas podem ser catastróficos: desde perdas de acessos importantes a exposição de dados e informações sigilosas, gerando prejuízos financeiros e reputacionais tanto a empresas como pessoas.

Dado o contexto, para te ajudar a se proteger destas e de outras ameaças relacionadas ao uso de senhas fracas, confira quatro passos simples (mas cruciais) para você fortalecer todas as suas:

1) Troque periodicamente suas senhas simples (ou fraca) para senhas fortes (complexas).

    Sua senha deve conter: no mínimo 8 caracteres (atualmente o ideal é usar 12), letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, como:  !@#$%ˆ&**()_

    Dica: não utilize dados como nome, número de telefone, data de aniversário, etc.

    Evite os óbvios: como a letra “o” por zero, a letra “a” por @, a letra “i” por 1 e outros.

    Periodicidade de troca: a cada 90 dias ou menos. Quanto menor a periodicidade, melhor, mas sabemos que é difícil manter essa manutenção em um curto espaço de tempo. Por isso é importante utilizar senhas complexas, porque mesmo que fiquem mais tempo sem serem trocadas, o risco de serem quebradas é menor do que para senhas fracas e que nunca são alteradas.

    2) Habilite o recurso de autenticação de múltiplos fatores para redes sociais, e-mails e tudo o que for possível.

    3) Para se manter em segurança, não salve senhas em aplicativos de notas do seu celular, não salve no preenchimento automático do seu navegador, não deixe a mostra e não compartilhe com outras pessoas.

    4) É altamente recomendável que suas senhas não sejam as mesmas para todos os acessos. Se possível, tenha um aplicativo gerenciador de senhas (confiável), para armazená-las com segurança e não precisar memorizá-las.

    Seguindo estas recomendações, tenha certeza de que sua segurança no mundo digital será fortalecida e você poderá dormir com mais tranquilidade, sabendo que seu patrimônio digital estará protegido e livre de acessos não autorizados.

    Fico por aqui, espero que tenha gostado do conteúdo de hoje e que seja útil para você.

    Se cuide e volte para conferir meu próximo artigo; será uma honra ter você aqui novamente.

    Um abraço e até breve!

    Mais textos do colunista

    Ricardo Pereira perfil
    Ricardo Pereira
    Empresário e CEO da Gestein Digital, empresa brasileira especializada em serviços de cibersegurança, consultoria e suporte de TI preventivo.

    RELACIONADAS

    Ricardo Pereira perfil
    Ricardo Pereira
    Empresário e CEO da Gestein Digital, empresa brasileira especializada em serviços de cibersegurança, consultoria e suporte de TI preventivo.
    Economia e Negócios