Putin e Lula firmam acordos em encontro em Moscou

Putin e Lula firmam acordos em encontro em Moscou

Presidentes discutiram ampliação das relações bilaterais com foco em energia, ciência e tecnologia. Fluxo comercial entre os países atinge US$ 12,5 bilhões

O presidente Vladimir Putin recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Moscou nesta sexta-feira (9) para uma reunião bilateral focada no fortalecimento das relações entre Brasil e Rússia. O encontro resultou em acordos nas áreas de ciência e tecnologia, com ênfase especial no setor energético.

Durante o encontro, Lula destacou o atual fluxo comercial de US$ 12,5 bilhões entre os países, reconhecendo o déficit brasileiro nessa relação. “É um fluxo comercial bastante deficitário para o Brasil, mas nós entendemos que o potencial de crescimento dessa relação é muito grande. Nós temos interesse em discutir a área da defesa, espacial, científica e tecnológica, da educação e a área, sobretudo, da questão energética”, afirmou o presidente brasileiro.

Putin, por sua vez, enfatizou o desenvolvimento positivo das relações bilaterais, destacando os contatos de alto nível entre os países e a posição de liderança do Brasil nas importações russas de produtos alimentares.

A comitiva brasileira presente na reunião incluiu figuras importantes do governo, como os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), além do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Durante o encontro, foram assinados acordos específicos na área de ciência e tecnologia, fortalecendo ainda mais os laços entre as duas nações.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS