O município de Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte, confirmou casos positivos de gripe aviária em aves ornamentais, levando o governo de Minas Gerais a decretar emergência sanitária. A confirmação ocorreu após análise laboratorial de três aves encontradas mortas em uma propriedade particular.
De acordo com o prefeito Dr. Renilton (Republicanos), o caso teve início no dia 16 de maio, quando foram encontradas três aves mortas – dois gansos e um cisne negro – em um sítio particular. As aves foram recolhidas e encaminhadas para análise, com resultado positivo confirmado nesta segunda-feira (26).
* O prefeito Dr. Renilton enviou um comunicado através de vídeo, assegurando que as medidas sanitárias necessárias estão sendo implementadas. “Quero tranquilizar a população que não existe risco comunitário e novas informações passaremos em breve”, declarou.
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o IMA ressaltaram que este não é o primeiro registro da doença no estado. Em 2023, já havia sido diagnosticado um caso de Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade (H9N2) em um pato de vida livre da espécie Cairina Moschata, que segundo as autoridades, causava poucos sintomas e não apresentava riscos aos seres humanos.
O atual caso em Mateus Leme, no entanto, foi identificado como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), demandando medidas mais rigorosas de controle e vigilância sanitária por parte das autoridades estaduais.