A Petrobras anunciou uma significativa descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, marcando um importante avanço nas operações de exploração da companhia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9), no Rio de Janeiro, revelando a extração de óleo de excelente qualidade e livre de contaminantes.
O poço exploratório, localizado no bloco de Aram, está situado a 248 quilômetros da cidade de Santos, em uma profundidade de 1.952 metros de lâmina d”água. A descoberta representa um marco significativo para as operações da estatal na região.
O consórcio responsável pela exploração do bloco de Aram é liderado pela Petrobras, que detém 80% do empreendimento, em parceria com a CNPC, que possui os 20% restantes. A exploração, iniciada em 2020, opera sob o regime de partilha, com a Pré-Sal Petróleo (PPSA) atuando como gestora.
Para avaliar completamente o potencial da área, serão realizadas análises laboratoriais detalhadas das condições dos reservatórios e dos fluidos encontrados. Além disso, o plano inclui a perfuração de mais dois poços adicionais. O consórcio tem até 2027 para concluir seu Plano de Avaliação de Descoberta, estabelecendo assim o verdadeiro potencial desta nova descoberta.