Paulo Teixeira aponta divisão na oposição para 2026

Paulo Teixeira aponta divisão na oposição para 2026

Ministro do Desenvolvimento Agrário minimiza movimentação política da oposição e defende ações do governo Lula para o agronegócio durante visita à Agrishow

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, fez uma análise do cenário político durante sua visita à Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), nesta sexta-feira, 2. Em sua avaliação, a oposição enfrenta dificuldades significativas para estabelecer uma candidatura única visando as eleições de 2026, enquanto o governo Lula apresenta índices crescentes de aprovação.

Durante sua participação no evento, Paulo Teixeira comentou sobre a presença expressiva de governadores da oposição na feira agrícola, utilizando uma analogia bem-humorada: “A oposição vai ter que se reunir num estádio de futebol. E aí o Corinthians pode emprestar o seu estádio para eles tentarem discutir uma candidatura. Porque, hoje, a quantidade de candidatos da oposição é tão grande que só um estádio pode comportar todos eles”.

A Agrishow contou com a presença de cinco governadores, sendo quatro deles considerados potenciais candidatos à presidência pela oposição:

* Ronaldo Caiado (União)
* Romeu Zema (Novo)
* Tarcísio de Freitas (Republicanos)
* Ratinho Junior (PSD)

O ministro também defendeu a representatividade do governo federal no evento, destacando a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Explicou a ausência do presidente Lula, que estava participando do funeral do Papa Francisco.

Em resposta às críticas do secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai, sobre a falta de anúncios relevantes do governo federal durante o evento, Paulo Teixeira apresentou realizações concretas da atual gestão: “Lançamos o maior Plano Safra da história do Brasil em 2023. Em 2024, aumentamos os recursos. Por isso, nós vamos ter a maior safra da história do Brasil – uma safra recorde de 327 milhões de toneladas”.

O ministro também mencionou outras iniciativas governamentais, como a criação de uma linha da Finep direcionada à inovação em máquinas agrícolas e a abertura de novos mercados internacionais, classificando as críticas de Piai como uma tentativa de politização sem fundamento real.

A presença de Paulo Teixeira na Agrishow reforçou o posicionamento do governo federal em relação ao agronegócio, setor fundamental para a economia brasileira, ao mesmo tempo em que evidenciou as tensões políticas já existentes no cenário pré-eleitoral de 2026.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS