O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, fez uma análise do cenário político durante sua visita à Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), nesta sexta-feira, 2. Em sua avaliação, a oposição enfrenta dificuldades significativas para estabelecer uma candidatura única visando as eleições de 2026, enquanto o governo Lula apresenta índices crescentes de aprovação.
Durante sua participação no evento, Paulo Teixeira comentou sobre a presença expressiva de governadores da oposição na feira agrícola, utilizando uma analogia bem-humorada: “A oposição vai ter que se reunir num estádio de futebol. E aí o Corinthians pode emprestar o seu estádio para eles tentarem discutir uma candidatura. Porque, hoje, a quantidade de candidatos da oposição é tão grande que só um estádio pode comportar todos eles”.
A Agrishow contou com a presença de cinco governadores, sendo quatro deles considerados potenciais candidatos à presidência pela oposição:
* Ronaldo Caiado (União)
* Romeu Zema (Novo)
* Tarcísio de Freitas (Republicanos)
* Ratinho Junior (PSD)
O ministro também defendeu a representatividade do governo federal no evento, destacando a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Explicou a ausência do presidente Lula, que estava participando do funeral do Papa Francisco.
Em resposta às críticas do secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai, sobre a falta de anúncios relevantes do governo federal durante o evento, Paulo Teixeira apresentou realizações concretas da atual gestão: “Lançamos o maior Plano Safra da história do Brasil em 2023. Em 2024, aumentamos os recursos. Por isso, nós vamos ter a maior safra da história do Brasil – uma safra recorde de 327 milhões de toneladas”.
O ministro também mencionou outras iniciativas governamentais, como a criação de uma linha da Finep direcionada à inovação em máquinas agrícolas e a abertura de novos mercados internacionais, classificando as críticas de Piai como uma tentativa de politização sem fundamento real.
A presença de Paulo Teixeira na Agrishow reforçou o posicionamento do governo federal em relação ao agronegócio, setor fundamental para a economia brasileira, ao mesmo tempo em que evidenciou as tensões políticas já existentes no cenário pré-eleitoral de 2026.