O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para Santa Catarina, indicando uma queda acentuada nas temperaturas a partir de quarta-feira (28 de maio). O fenômeno é causado por uma massa de ar seco e frio que avança pelo sul do Brasil, com possibilidade de neve na Serra e geadas em diversos municípios.
A previsão do tempo indica que, antes da chegada do frio intenso, uma frente fria trará chuvas ao estado a partir desta terça-feira (27). O alerta do Inmet aponta para um declínio de até 5°C nas temperaturas, o que pode representar riscos à saúde.
* Extremo Oeste, Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis: entre 0°C e 5°C
* Áreas litorâneas: entre 5°C e 10°C
* Possibilidade de formação de geada ampla, inclusive em áreas litorâneas
* Risco de congelamento de pistas e tubulações nas regiões mais elevadas
* São Joaquim
* Urubici
* Urupema
* Bom Jardim da Serra
O último registro de neve no estado aconteceu em agosto de 2024, em Bom Jardim da Serra, quando as temperaturas atingiram 3,93ºC. A onda de frio atual deve persistir até domingo (1º), com temperaturas baixas em todo o território catarinense.
A Defesa Civil estadual está monitorando a situação e alerta para os riscos à saúde, como gripes e resfriados, recomendando que a população tome as devidas precauções durante este período de temperaturas extremamente baixas.