As lunetas de observação turística de Belo Horizonte passaram por um processo completo de revitalização e já estão disponíveis para uso gratuito por moradores e turistas. O projeto, conduzido pela Belotur, contemplou oito equipamentos distribuídos em pontos estratégicos da cidade.
“Os equipamentos voltam a oferecer aos frequentadores uma nova e mais qualificada perspectiva da paisagem, enriquecendo a experiência de turistas e moradores”, informou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em comunicado oficial.
* Seis equipamentos estão instalados na orla da Pampulha:
– Mirante Santa Rosa (Pôr do sol) – Av. Otacílio Negrão De Lima, 445
– Mirante São Luís – Av. Otacílio Negrão de Lima, 1.840
– Mirante Bandeirantes – Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.200
– Mirante do Grande Hotel – Av. Otacílio Negrão de Lima, 15.000
– Mirante Vertedouro – Av. Otacílio Negrão de Lima, 17.946
– Mirante do Biguá – Av. Otacílio Negrão de Lima, 15.564
* Dois equipamentos na Rua Sapucaí (próximos aos números 193 e 303)
O processo de manutenção incluiu troca de peças, revisão dos elementos óticos, limpeza, pintura e reinstalação das etiquetas com indicações dos atrativos turísticos visíveis em cada ponto. Os equipamentos foram desenvolvidos com materiais resistentes às intempéries, garantindo durabilidade para uso ao ar livre.
A PBH também informa que, em 2025, concluiu a revitalização de 69 placas do Sistema de Sinalização Turística Interpretativa do Conjunto Urbanístico e Arquitetônico da Pampulha, oferecendo informações sobre principais atrativos como a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), o Iate Clube e a Casa do Baile.
A prefeitura reforça a importância da preservação desses equipamentos públicos para que mais pessoas possam desfrutar dessa experiência única de contemplação da cidade.