O Papa Leão XIV realizou no último domingo (11) a reabertura oficial do apartamento papal localizado no Palácio Apostólico do Vaticano, que permanecia selado desde o falecimento do Papa Francisco em abril deste ano. A Santa Sé divulgou as imagens do momento histórico nesta segunda-feira (12).
O apartamento papal, tradicionalmente a residência oficial dos pontífices, faz parte do suntuoso Palácio Apostólico e inclui os aposentos particulares do papa, além do escritório onde são realizados os despachos oficiais. Vale ressaltar que o Papa Francisco optou por não residir neste local durante seu papado, escolhendo um apartamento mais modesto na Casa Santa Marta.
* A cerimônia contou com a presença de importantes figuras da Igreja Católica, incluindo o camerlengo Kevin Joseph Farrell, que exerceu funções papais durante a Sé Vacante, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e o monsenhor Leonardo Sapienza, regente da Casa Pontifícia.
* Os sediários pontifícios foram responsáveis pela remoção dos selos oficiais que haviam sido colocados seguindo o protocolo da Igreja Católica.
* Leão XIV utilizou uma chave para abrir pessoalmente as portas do apartamento, realizando em seguida uma caminhada pelos diversos ambientes, que incluem uma capela privada, um escritório e o quarto papal.
Após a cerimônia de reabertura, o Papa Leão XIV, que é o primeiro pontífice norte-americano da história, visitou também a Capela Sistina, logo após celebrar sua primeira missa dominical com fiéis na Praça de São Pedro.