O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciará nesta terça-feira (13) um processo de notificação a aproximadamente nove milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos realizados por entidades associativas em seus benefícios previdenciários.
A iniciativa visa identificar e verificar a legitimidade dos descontos efetuados, permitindo que os beneficiários confirmem se autorizaram ou não tais deduções em seus pagamentos.
* A partir de terça-feira (13), os beneficiários receberão a seguinte mensagem: “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
* No dia seguinte (14), os beneficiários poderão consultar o nome das entidades associativas vinculadas aos descontos através do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
* Caso o beneficiário não reconheça a autorização dos descontos, poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo e site do Meu INSS ou pelo telefone 135.
Para garantir o recebimento das notificações, os usuários devem acessar o aplicativo Meu INSS, clicar no ícone de sino localizado no topo direito da tela, selecionar “Configurar Notificações” e ativar a opção “Permitir notificações”.
O INSS reforça que não realizará contatos telefônicos nem enviará mensagens SMS sobre o assunto, alertando sobre possíveis golpes. Em caso de dúvidas, os beneficiários podem entrar em contato com a central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, com melhor disponibilidade após as 16h e aos sábados.
Para informações seguras, os beneficiários devem utilizar apenas os canais oficiais do instituto, como o portal gov.br/inss e as redes sociais oficiais da autarquia.