O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está considerando implementar um sistema de atendimento presencial para auxiliar as vítimas de fraudes em aposentadorias e pensões. A informação foi divulgada pelo presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior, em entrevista exclusiva.
Atualmente, os canais de atendimento disponíveis para as vítimas se limitam ao aplicativo Meu INSS e ao telefone 135. “Hoje, os canais são esses dois – aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135 – e estamos monitorando diariamente o acesso aos dois canais”, explicou Waller.
O presidente do INSS destacou o compromisso da instituição em alcançar todas as pessoas afetadas: “Vamos buscar as comunidades mais distantes, que têm difícil acesso a um local de agência do INSS ou de algum parceiro. Vamos fazer uma busca ativa para não deixar ninguém para trás”.
As fraudes foram descobertas durante a Operação Sem Desconto, realizada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 23 de abril. Como resultado da operação, foram bloqueados mais de R$ 1 bilhão em recursos judicialmente, visando garantir o ressarcimento das vítimas.
Sobre o ressarcimento das vítimas, Waller Junior afirmou: “Esse dinheiro nós temos como fonte principal o dinheiro que enriqueceu esses fraudadores, temos mais de R$ 1 bilhão bloqueados na Justiça no dia da operação para assegurar a reparação dos danos”. Adicionalmente, a Advocacia-Geral da União (AGU) está solicitando o bloqueio de mais R$ 2 bilhões em bens para garantir a compensação aos prejudicados.