O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, revelando um crescimento significativo no setor pecuário brasileiro durante o primeiro trimestre de 2025.
Os dados mostram um panorama positivo em diversos segmentos da produção animal:
* O abate de bovinos atingiu 9,71 milhões de cabeças, representando um aumento de 3,8% em comparação ao mesmo período de 2024. A produção de carcaças bovinas totalizou 2,45 milhões de toneladas, com crescimento de 1,6% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.
* No setor avícola, foram abatidos 1,63 bilhão de frangos, marcando uma elevação de 2,3% em relação ao primeiro trimestre de 2024. O peso total das carcaças alcançou 3,45 milhões de toneladas, também apresentando crescimento de 2,3%.
* A produção suína registrou o abate de 14,25 milhões de cabeças, um aumento de 1,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O peso acumulado das carcaças atingiu 1,31 milhão de toneladas, crescendo 1,9%.
A pesquisa do IBGE também revelou crescimento em outros segmentos importantes:
* A produção de ovos alcançou 1,16 bilhão de dúzias, apresentando expressivo aumento de 5,6% em relação ao primeiro trimestre de 2024.
* O setor coureiro registrou aquisição de 10,08 milhões de peças inteiras de couro cru bovino, com crescimento de 8,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
* A captação de leite cru somou 6,48 bilhões de litros, representando um aumento de 3,1% em relação ao primeiro trimestre de 2024.
Os resultados demonstram um desempenho positivo generalizado no setor pecuário brasileiro, com crescimento em todas as principais categorias analisadas pelo IBGE no primeiro trimestre de 2025.