O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta sexta-feira, 23, a proibição de comercialização e consumo de três marcas de “bebida sabor café” após identificar adulterações nos produtos. As marcas Melissa, Pingo Preto e Café Oficial foram reprovadas em análises que revelaram a presença de materiais estranhos em quantidades acima dos limites permitidos.
Em um momento em que o café alcança valores elevados no mercado, algumas empresas têm aproveitado para comercializar produtos adulterados, colocando em risco a saúde dos consumidores que buscam alternativas mais econômicas.
* As análises realizadas pelo Mapa identificaram a presença de materiais impróprios como cascas, paus e impurezas vegetais nas amostras
* Em alguns lotes, foi constatado que sequer havia café como ingrediente principal, sendo comercializados como “bebida sabor café” para mascarar a adulteração
* Os produtos não atendem aos padrões mínimos de pureza exigidos pela legislação brasileira
O Mapa emitiu um alerta aos consumidores que tenham adquirido produtos das marcas citadas, orientando que cessem imediatamente o consumo. “O Mapa realiza a divulgação das ações à sociedade, já tendo sido determinado o recolhimento dos produtos impróprios”, informou o órgão em nota oficial.