O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou na noite desta segunda-feira, 19, o descarte de três casos suspeitos de gripe aviária que estavam sob análise. Os casos descartados eram em propriedades de subsistência familiar localizadas em Triunfo (RS), Nova Brasilândia (MT) e Grancho Cardoso (SE).
Atualmente, quatro casos permanecem em investigação pelo ministério, sendo dois em estabelecimentos comerciais e dois em propriedades de subsistência. O único caso confirmado de gripe aviária em granja comercial no país está localizado em Montenegro, região metropolitana de Porto Alegre (RS).
* Duas investigações em plantas comerciais:
– Ipumirim (SC)
– Aguiarnópolis (TO)
* Duas investigações em propriedades de subsistência:
– Estância Velha (RS)
– Salitre (CE)
Durante coletiva de imprensa em Brasília, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que o sistema sanitário do País está monitorando com “lupa elevada” todas as suspeitas da doença. “O mercado terá confiança de que o Brasil voltará a ter o status de livre de gripe aviária, por transparência”, afirmou o ministro.
* 11 países manifestaram restrições ao frango brasileiro
* México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina suspenderam compras de todo o Brasil
* Cuba e Bahrein limitaram restrições ao Rio Grande do Sul
* Japão suspendeu apenas importações de Montenegro
* Cingapura restringiu compras num raio de 10 km do local da notificação
O secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira, informou que há expectativa de que os países possam regionalizar as restrições antes do prazo de 28 dias. O Brasil também interrompeu temporariamente a certificação de exportações para China e União Europeia.
A desinfecção da granja em Montenegro está em fase de conclusão, com os trabalhadores mantidos em isolamento e monitoramento. O ministro Fávaro ressaltou que o Brasil poderá declarar o fim da emergência zoossanitária após 28 dias sem novos casos, período que começará a ser contabilizado a partir de quarta-feira (20).