Governo descarta 3 casos suspeitos de gripe aviária no Rio Grande do Sul

Governo descarta 3 casos suspeitos de gripe aviária no Rio Grande do Sul

Ministério da Agricultura analisa outras 4 suspeitas da doença, incluindo duas em plantas comerciais. País tem apenas um caso confirmado em granja comercial

O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou na noite desta segunda-feira, 19, o descarte de três casos suspeitos de gripe aviária que estavam sob análise. Os casos descartados eram em propriedades de subsistência familiar localizadas em Triunfo (RS), Nova Brasilândia (MT) e Grancho Cardoso (SE).

Atualmente, quatro casos permanecem em investigação pelo ministério, sendo dois em estabelecimentos comerciais e dois em propriedades de subsistência. O único caso confirmado de gripe aviária em granja comercial no país está localizado em Montenegro, região metropolitana de Porto Alegre (RS).

Situação atual dos casos em análise:

* Duas investigações em plantas comerciais:
– Ipumirim (SC)
– Aguiarnópolis (TO)

* Duas investigações em propriedades de subsistência:
– Estância Velha (RS)
– Salitre (CE)

Durante coletiva de imprensa em Brasília, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que o sistema sanitário do País está monitorando com “lupa elevada” todas as suspeitas da doença. “O mercado terá confiança de que o Brasil voltará a ter o status de livre de gripe aviária, por transparência”, afirmou o ministro.

Impacto nas exportações:

* 11 países manifestaram restrições ao frango brasileiro
* México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina suspenderam compras de todo o Brasil
* Cuba e Bahrein limitaram restrições ao Rio Grande do Sul
* Japão suspendeu apenas importações de Montenegro
* Cingapura restringiu compras num raio de 10 km do local da notificação

O secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira, informou que há expectativa de que os países possam regionalizar as restrições antes do prazo de 28 dias. O Brasil também interrompeu temporariamente a certificação de exportações para China e União Europeia.

A desinfecção da granja em Montenegro está em fase de conclusão, com os trabalhadores mantidos em isolamento e monitoramento. O ministro Fávaro ressaltou que o Brasil poderá declarar o fim da emergência zoossanitária após 28 dias sem novos casos, período que começará a ser contabilizado a partir de quarta-feira (20).

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS