EUA manterão tarifa de 10% para todos os países, diz representante comercial do país

EUA manterão tarifa de 10% para todos os países, diz representante comercial do país

Representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, afirma que medida ajudará a reconstruir a manufatura do país e reduzir o déficit comercial

Jamieson Greer, representante comercial dos Estados Unidos, confirmou nesta terça-feira que a tarifa universal de 10% sobre produtos importados será mantida, enquanto negociações para reduzir tarifas adicionais impostas pelo presidente Donald Trump continuam com diversos países.

Em entrevista à CNBC, Greer detalhou sua agenda diplomática comercial que inclui reuniões estratégicas com diversos parceiros comerciais:

* Encontro programado com o secretário de Comércio da Índia nesta terça-feira
* Viagem prevista para Seul, na Coreia do Sul, para participar da reunião ministerial da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec)
* Retorno recente de discussões com autoridades chinesas na Suíça
* Reuniões planejadas com o ministro do Comércio sul-coreano e outros representantes asiáticos durante o encontro da Apec

“Estamos felizes em agir tão rapidamente quanto as outras partes estiverem dispostas a agir”, declarou Greer, mencionando os recentes acordos estabelecidos com China, Reino Unido e Suíça. “Estamos nos movendo o mais rápido possível com pessoas que querem ser ambiciosas.”

O representante comercial enfatizou que a tarifa de 10% implementada por Trump em 2 de abril permanecerá vigente, cumprindo uma promessa de campanha que incluía uma tarifa universal e uma taxa mais elevada para a China. Greer destacou que os EUA continuarão trabalhando com parceiros confiáveis para acomodar as cadeias de suprimentos, citando como exemplo o recente acordo comercial com o Reino Unido.

“Queremos apenas garantir que tenhamos cadeias de suprimentos seguras (e) que tenhamos o máximo possível de produção no país. E, com uma tarifa global de 10%, isso ajudará a reduzir o déficit comercial, que é o principal impulsionador de todo o programa, mas também a reestabelecer a produção e criar condições comerciais justas com nossos parceiros”, explicou.

Em relação à China, Greer indicou que Trump poderia considerar “uma abordagem diferente” caso o país tome medidas para interromper as remessas de fentanil e medicamentos precursores. Adicionalmente, confirmou a manutenção das tarifas setoriais sobre aço, alumínio, automóveis e produtos farmacêuticos, áreas consideradas cruciais para aumentar a produção doméstica americana.

“Em última análise, não se trata de cercar a China ou algo do gênero. Trata-se de tornar os Estados Unidos mais competitivos, tornar nossas cadeias de suprimentos mais resilientes, obter produção doméstica aqui e reduzir o déficit comercial ao longo do tempo.”

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS