Carla Zambelli é condenada a 10 anos de prisão por invasão a sistema do CNJ

Carla Zambelli é condenada a 10 anos de prisão por invasão a sistema do CNJ

Deputada federal e hacker Walter Delgatti foram condenados unanimemente pelo STF por invasão ao sistema do CNJ e inserção de documentos falsos

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos. A decisão foi tomada em julgamento virtual realizado nesta quarta-feira (14 de maio).

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, propôs as seguintes penalidades:

* Para Carla Zambelli:
– Pena de 10 anos de prisão em regime fechado
– Perda do mandato parlamentar (sujeita à declaração pela Câmara dos Deputados após recursos)
– Pagamento de indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos

* Para Walter Delgatti:
– Pena de 8 anos e 3 meses de reclusão em regime fechado
– Pagamento conjunto da indenização de R$ 2 milhões

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Carla Zambelli teria sido a mandante da operação, oferecendo apoio a Delgatti, que realizou as invasões entre agosto de 2022 e janeiro de 2023. Foram contabilizados 13 acessos a seis sistemas diferentes, resultando na inserção de 16 documentos forjados.

A deputada nega envolvimento e alega que o hacker agiu de forma independente. Por outro lado, Delgatti confessou os crimes e apontou Zambelli como mandante. A defesa do hacker solicita redução da pena em virtude de sua colaboração com as investigações.

Ambos os réus respondem por invasão de dispositivo eletrônico e falsidade ideológica, crimes que podem resultar em penas de até 9 anos de prisão, com possibilidade de aumento caso seja comprovado dano financeiro.

A assessoria de Carla Zambelli foi procurada mas não se manifestou sobre a condenação, mantendo-se o espaço aberto para futuras declarações.

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS