A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou a retomada da vacinação contra a covid-19 para grupos prioritários a partir desta sexta-feira (16 de maio). A medida foi possível após o recebimento de 16,4 mil novas doses do imunizante, que serão distribuídas em centros de saúde específicos para evitar perdas.
A campanha de vacinação contemplará pessoas a partir de 12 anos que fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Para receber a dose, é necessário respeitar o intervalo mínimo de seis meses desde a última aplicação.
* Pessoas com 60 anos ou mais devem se vacinar duas vezes ao ano, mantendo o intervalo de seis meses entre as aplicações
* Gestantes devem receber uma dose a cada gravidez
* Pessoas que tiveram covid-19 nos últimos 30 dias, com início dos sintomas nesse período, não poderão receber a vacina
* Documento de identificação com foto
* Cartão de vacina
* CPF
* Imunocomprometidos: recomenda-se apresentar medicamentos em uso, exames, receitas ou relatórios médicos
* Puérperas: necessário apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital do parto
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que os endereços dos centros de saúde que realizarão a vacinação serão divulgados no portal da prefeitura às 18h30 de hoje.
A retomada da vacinação em Belo Horizonte representa um importante passo na continuidade do combate à covid-19, garantindo a proteção dos grupos mais vulneráveis da população.