Belo Horizonte promove Dia D de vacinação contra gripe neste sábado

Belo Horizonte promove Dia D de vacinação contra gripe neste sábado

Campanha acontece neste sábado em todos os 153 centros de saúde da capital mineira, que busca aumentar cobertura vacinal de 29,7% para meta de 90%

Belo Horizonte se prepara para um importante Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10), com uma ampla mobilização em todas as nove regionais da cidade. A iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal, que atualmente está em 29,7%, muito abaixo da meta estabelecida de 90%.

A campanha de vacinação será realizada em toda a rede de saúde municipal, incluindo os 153 centros de saúde da cidade e pontos extras estratégicos, como o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro. O horário de atendimento será das 8h às 17h, e a vacinação está disponível para qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade que ainda não tenha se imunizado este ano.

Dados da Campanha de Vacinação

* Até o momento, foram aplicadas mais de 304 mil doses de vacina na cidade
* Do total, 198 mil doses foram destinadas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde
* A cobertura atual está em:
– 12,3% para crianças de 6 meses a 5 anos
– 35,5% para idosos com 60 anos ou mais
– 20% para gestantes

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ressalta que “as doses são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. No momento da vacinação é necessário que as pessoas apresentem o documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacina”.

Atendimento Especial para Doenças Respiratórias

Além da vacinação, cinco centros de saúde oferecerão atendimento exclusivo para pessoas com sintomas respiratórios, das 7h às 19h:
* Centro de Saúde Carlos Renato Dias (Barreiro)
* Centro de Saúde São Paulo (Nordeste)
* Centro de Saúde Heliópolis (Norte)
* Centro de Saúde Betânia (Oeste)
* Centro de Saúde Rio Branco (Venda Nova)

A iniciativa é especialmente importante considerando que a capital mineira decretou situação de emergência em saúde pública em 30 de abril, após registrar um aumento de 48,97% nos casos de doenças respiratórias. Em 2025, foram realizados aproximadamente 200 mil atendimentos relacionados a sintomas respiratórios na rede SUS-BH, sendo cerca de 65% concentrados nas cinco regionais estratégicas definidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS