Belo Horizonte se prepara para um importante Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10), com uma ampla mobilização em todas as nove regionais da cidade. A iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal, que atualmente está em 29,7%, muito abaixo da meta estabelecida de 90%.
A campanha de vacinação será realizada em toda a rede de saúde municipal, incluindo os 153 centros de saúde da cidade e pontos extras estratégicos, como o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro. O horário de atendimento será das 8h às 17h, e a vacinação está disponível para qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade que ainda não tenha se imunizado este ano.
* Até o momento, foram aplicadas mais de 304 mil doses de vacina na cidade
* Do total, 198 mil doses foram destinadas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde
* A cobertura atual está em:
– 12,3% para crianças de 6 meses a 5 anos
– 35,5% para idosos com 60 anos ou mais
– 20% para gestantes
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ressalta que “as doses são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. No momento da vacinação é necessário que as pessoas apresentem o documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacina”.
Além da vacinação, cinco centros de saúde oferecerão atendimento exclusivo para pessoas com sintomas respiratórios, das 7h às 19h:
* Centro de Saúde Carlos Renato Dias (Barreiro)
* Centro de Saúde São Paulo (Nordeste)
* Centro de Saúde Heliópolis (Norte)
* Centro de Saúde Betânia (Oeste)
* Centro de Saúde Rio Branco (Venda Nova)
A iniciativa é especialmente importante considerando que a capital mineira decretou situação de emergência em saúde pública em 30 de abril, após registrar um aumento de 48,97% nos casos de doenças respiratórias. Em 2025, foram realizados aproximadamente 200 mil atendimentos relacionados a sintomas respiratórios na rede SUS-BH, sendo cerca de 65% concentrados nas cinco regionais estratégicas definidas pela Secretaria Municipal de Saúde.