A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a abertura extraordinária de cinco centros de saúde neste sábado (10), dedicados exclusivamente ao atendimento de pessoas com sintomas de doenças respiratórias. A medida visa atender à crescente demanda por atendimentos relacionados a problemas respiratórios na capital mineira.
Os centros de saúde selecionados para este atendimento especial são:
* Centro de Saúde Carlos Renato Dias, localizado na região do Barreiro
* Centro de Saúde São Paulo, na região Nordeste
* Centro de Saúde Heliópolis, na região Norte
* Centro de Saúde Betânia, na região Oeste
* Centro de Saúde Rio Branco, em Venda Nova
O horário de funcionamento será das 7h às 19h, oferecendo atendimento ampliado à população. Além do atendimento médico, as unidades também disponibilizarão a vacina contra gripe para pessoas a partir de 6 meses de idade, com aplicações programadas das 8h às 17h.
A rede SUS de Belo Horizonte já realizou aproximadamente 200 mil atendimentos relacionados a sintomas respiratórios neste ano, sendo que 65% destes ocorreram nas cinco regionais estrategicamente selecionadas para este atendimento especial.
A Prefeitura orienta que pessoas com sintomas mais leves, como coriza, tosse, dores de cabeça e garganta, procurem atendimento nos centros de saúde, deixando as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) livres para casos mais graves e urgentes. As UPAs continuam funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana.