O mercado financeiro ajustou suas projeções para a política monetária do Federal Reserve (Fed) em 2025, após a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos e manifestações de dirigentes do banco central americano.
De acordo com dados do CME Group, a principal aposta do mercado para dezembro de 2025 é de uma redução acumulada de 50 pontos-base (pb) na taxa de juros, com probabilidade de 37,0%.
* A segunda maior probabilidade aponta para um cenário mais agressivo, com corte de 75 pontos-base, representando 30,1% das apostas – uma redução em relação aos 30,7% registrados anteriormente
* A possibilidade de um corte mais conservador, de 25 pontos-base, ganhou força, subindo de 18,8% para 19,4%, ocupando a terceira posição nas projeções
Desde ontem, após a diminuição das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, setembro tornou-se o mês mais provável para o início do ciclo de flexibilização monetária em 2024. A ferramenta do CME Group indica uma probabilidade de 78,1% para algum nível de corte nas taxas pelo Fed neste período.
Para julho, as projeções mostram 61,4% de chance de manutenção das taxas, enquanto 38,6% dos participantes do mercado apostam em algum grau de flexibilização monetária.