O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), foi confirmado como integrante da comitiva presidencial que acompanhará Luiz Inácio Lula da Silva em sua próxima viagem oficial à Rússia e à China.
Esta será a terceira participação de Alcolumbre em viagens de Estado ao lado do presidente Lula. O parlamentar já havia integrado as comitivas presidenciais em visitas ao Japão e Vietnã em março, além de ter estado presente na viagem a Roma para o funeral do Papa Francisco.
A agenda internacional inclui dois compromissos importantes:
* Em Moscou, no dia 9, a convite do presidente Vladimir Putin, a comitiva participará das celebrações do 80º aniversário do Dia da Vitória, que comemora a rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial
* Em Pequim, três dias depois, Lula e sua comitiva, incluindo Alcolumbre, participarão do encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a China, onde está previsto um encontro com o líder chinês Xi Jinping
Esta viagem marca a segunda visita de Lula à China desde 2023, reforçando as relações diplomáticas entre os países e a importância da participação do presidente do Congresso Nacional nas missões internacionais.