Em homenagem ao primeiro aniversário de morte de Ziraldo, Belo Horizonte recebe um passeio temático especial que revisita as locações do filme “O Menino Maluquinho”. O projeto “BH Maluquinha”, organizado pelo BH a Pé, acontece neste sábado (5 de abril) e propõe um percurso nostálgico de 2 km pela capital mineira.
O roteiro tem como ponto alto as 13 casas históricas da rua Congonhas, construídas na década de 1920 em estilo art decó, que serviram de cenário para o filme dirigido por Helvécio Ratton em 1995. Estas residências, que quase foram demolidas após as filmagens, foram tombadas em 2007 e posteriormente restauradas.
* O passeio inicia no bairro Serra, visitando a escola onde estudava o personagem principal do filme
* Os participantes conhecerão o famoso tobogã da avenida do Contorno, local icônico onde as cenas com carrinho de rolimã foram gravadas
* A caminhada passa pela Savassi, onde trabalhava a mãe do Maluquinho, personagem interpretada por Patrícia Pillar
* O ponto final é a rua Congonhas, onde além das casas históricas do filme, encontra-se a residência onde morou o escritor Guimarães Rosa
O projeto BH a Pé, que completa quatro anos, é organizado por Rafael Sette Câmara em parceria com sua esposa, a jornalista Luísa Dalcin, e já conta com outros sete roteiros literários pela cidade.
O passeio “BH Maluquinha” será incorporado à programação mensal do BH a Pé, com ingressos disponíveis por R$ 75 por pessoa através da plataforma Sympla.