Belo Horizonte enfrentou um forte vendaval entre a noite de sábado (5 de abril) e a manhã de domingo (6), com rajadas de vento que atingiram 84,96 km/h na estação Cercadinho, conforme registros da Defesa Civil. A intensidade dos ventos alcançou o nível 9 na escala Beaufort, que possui 12 níveis de classificação.
O Corpo de Bombeiros registrou pelo menos três quedas de árvores em Belo Horizonte devido às fortes rajadas de vento:
* Na Rua São Lázaro, localizada no bairro Sagrada Família, região Leste de Belo Horizonte, duas árvores caíram. Uma delas atingiu a rede elétrica, necessitando intervenção dos bombeiros para remoção e isolamento da área afetada.
* Na região Centro-Sul, especificamente na Rua Bernardo Guimarães, Savassi, uma árvore de grande porte desabou durante a madrugada. O incidente provocou a interdição da via e afetou a rede elétrica, levando a Cemig a realizar uma interrupção temporária no fornecimento de energia.
Na região da Pampulha, os ventos atingiram velocidade de 43,92 km/h por volta da 1h de sábado, demonstrando a amplitude do fenômeno meteorológico que afetou diferentes áreas da capital mineira.
Para contextualizar a intensidade do vendaval, vale ressaltar que a escala Beaufort classifica como furacão apenas ventos superiores a 120 km/h, que correspondem ao nível máximo (12) da escala.
Previsão
Segundo a Defesa Civil da capital mineira, nesta segunda-feira (7), o dia será de céu nublado a parcialmente nublado. Na capital mineira, a temperatura mínima prevista será de 14 °C e a máxima de 26 °C com umidade relativa do ar mínima em torno de 50%, à tarde.