A Unifametro, em colaboração com a Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince), realizou um marco histórico na educação superior do estado ao promover o primeiro vestibular exclusivo para povos indígenas. O processo seletivo, que aconteceu no dia 3 de abril deste ano, resultou na concessão de três bolsas integrais para estudantes indígenas.
O vestibular foi estruturado com critérios inclusivos específicos para as comunidades indígenas, baseando-se em uma única redação que permitiu aos candidatos compartilharem suas experiências e perspectivas culturais. A prova foi realizada no campus Jacarecanga, em Fortaleza.
Os aprovados no processo seletivo foram:
* Maria Islaine da Silva Lima, do povo Anacé, conquistou vaga no curso de Medicina Veterinária
* Jadhy dos Santos Amancio, também do povo Anacé, foi aprovada para Pedagogia
* Thaís Sousa, do povo Pitaguary, garantiu sua vaga no curso de Direito
A iniciativa da Unifametro busca criar uma ponte entre o conhecimento acadêmico e os saberes tradicionais, formando profissionais capacitados para atuarem tanto em suas comunidades quanto fora delas.
A secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves (Cacika Irê), enfatizou a importância do vestibular: “É um passo essencial para corrigir desigualdades históricas e construir um futuro mais justo e plural”.