A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcançou posição de destaque na mais recente avaliação do Ministério da Educação (MEC), figurando entre as 66 instituições de ensino superior mais bem avaliadas do país. O resultado foi divulgado através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
Em uma análise que contemplou 2.048 Instituições de Ensino Superior (IES), três universidades federais da Zona da Mata e Campo das Vertentes se destacaram com conceitos máximos, sendo a UFJF uma das principais destaques.
* A UFJF demonstrou excelência acadêmica com seus 17 cursos avaliados nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, todos alcançando notas 4 e 5, as mais elevadas na escala do MEC.
* A Universidade Federal de Viçosa (UFV) também apresentou resultados expressivos, com 14 dos 21 cursos avaliados nos campi Florestal e Rio Paranaíba recebendo conceito máximo. Os cursos de Agronomia, Engenharia de Produção, Nutrição, Engenharia de Alimentos e Tecnólogo em Gestão Ambiental mantiveram desempenho acima da média nacional.
* Na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), localizada no Campo das Vertentes, dos 13 cursos avaliados, Arquitetura e Enfermagem conquistaram nota máxima, com os demais cursos obtendo conceitos 3 e 4.
O desempenho excepcional destas instituições reforça a qualidade do ensino superior público na região, com destaque especial para a UFJF, que manteve consistência de excelência em todos os cursos avaliados.