Milhares de americanos foram às ruas neste sábado, 5, em protestos contra as políticas do presidente Donald Trump e seu conselheiro Elon Musk. As manifestações, organizadas sob o lema “Hands Off!”, ocorreram em mais de 1.200 locais diferentes nos 50 estados americanos.
Os protestos, coordenados por mais de 150 grupos, incluindo organizações de direitos civis, sindicatos e ativistas, focaram em diversas medidas controversas do governo Trump, desde demissões em massa de funcionários federais até cortes em programas sociais.
* No National Mall, em Washington, DC, manifestantes se reuniram para expressar sua insatisfação com as políticas governamentais, com destaque para a presença de Kelley Robinson, presidente da Human Rights Campaign, que declarou: “Os ataques que estamos vendo não são apenas políticos. Eles são pessoais, pessoal”.
* Em Nova York, milhares marcharam pelo centro de Manhattan, enquanto em Massachusetts, manifestantes se concentraram no Boston Common com cartazes como “Tirem as mãos da nossa democracia” e “Tirem as mãos da nossa Previdência Social”.
* Na Flórida, centenas de pessoas protestaram em Palm Beach Gardens, próximo ao campo de golfe de Trump em Jupiter, onde o presidente participava do Senior Club Championship.
As manifestações criticaram especialmente o papel de Elon Musk como chefe do novo Departamento de Eficiência Governamental (Doge), responsável por significativas reduções no funcionalismo público federal. Musk argumenta que suas ações economizam bilhões de dólares dos contribuintes.
Em resposta aos protestos, a Casa Branca emitiu uma declaração afirmando que “a posição do presidente Trump é clara: ele sempre protegerá a Previdência Social, o Medicare e o Medicaid para beneficiários qualificados”, acusando os democratas de quererem estender estes benefícios a imigrantes ilegais.